" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dica de leitura

Ana Primavesi pretende com seu livro ‘Manejo ecológico de pragas e doenças’ mostrar porque as pragas existem, o que elas significam e o que fazer com elas, já que tanto nos incomodam.
As pragas são na verdade o resultado de um desequilíbrio. É a conseqüência, portanto de uma causa que devemos encontrar para termos de volta o equilíbrio.
Ela nos mostra que às vezes o que achávamos ser um avanço pode ser na verdade um retardo. A “Revolução Verde”, por exemplo, nos deu artifícios que aceleram a produção, multiplica as cifras, que tanto faz nossos olhos capitalistas brilharem. Mas tudo não passou de um enorme engano porque no balanço final deparamo-nos com a fome, a miséria, com as dívidas, com extinção de espécies, com solos férteis transformados em desertos.
Em 1988, ano em que p livro foi publicado, a autora já nos mostrava a realidade com a seguinte comparação:
Aonde vamos?
A política agrícola do Governo é incoerente. De um lado, apóia com toda sua força de financiamentos, decretos e divulgações deste desenvolvimento e, por outro, decreta a “Reforma Agrária”, assentando gente sem terra, enquanto os com terra a perdem. Espera-se que os sem experiência e infra-estrutura vinguem, enquanto os que trabalharam a terra durante décadas a percam? E quem vai produzir alimentos?
Investe-se em escolas e saúde mas não se investe em alimentação, ou, no mínimo, na produção de alimentos baratos. Pessoas subnutridas de mães subnutridas podem desenvolver cérebros 20% menores do que o comum. Isso significa incapacidade total para o aprendizado. É a criação de mão-de-obra não qualificada, barata, pelo sistema de abelhas e formigas, que também criam suas operarias através de subnutrição. Para que escolas, se 80% não passam o primeiro ano primário? Para que vacinas e postos de saúde, se as pessoas subnutridas não possuem resistência e nem reagem às vacinas? Vivem atacadas de verminose, esquistossomose e outras. A base de qualquer saúde e aprendizado é boa alimentação que os nutricionistas recomendam e que o povo não pode comprar por falta de poder aquisitivo. Ou os salários devem subir, o que porem somente provocará nova inflação, ou a produção de alimentos deve ser mais barata. 

Hoje em 2012 o que encontramos no Brasil?
Commodities, exportação, desperdício de alimento por deficiências logísticas, agricultores deixando o campo por não conseguirem sobreviver de forma digna e igualitária, jovens buscando a cidade por não quererem o mesmo destino de poucas recompensas e muito sofrimento de seus pais.
O livro trás também alguns métodos de combate biológico de pragas e doenças, o que talvez não interesse a um grande público, mas o principal para mim é a mensagem que vem com ele, que somos um conjunto e na falha de um detalhe todo o resto está comprometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário