" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

sábado, 4 de dezembro de 2010

Futuro necessário em atraso

Agronomia, um sonho em processo de realização.
Como no início de namoro, estou só conhecendo o curso, e já estou apaixonada por ele.
Este ano, foram colocadas várias questões de agroecologia. Não conheço muito sobre o assunto, mas é algo que me chama muito a atenção.
Hoje li no jornal pioneiro a coluna de ontem do Gilberto Blume e associei aos meus modestos conhecimentos sobre agroecologia. Se existem maneiras de produzir alimentos livres de agrotóxicos, se já existiam tantos agricultores investindo nessa área, o que foi que aconteceu para essa triste diminuição?
Segue trechos da coluna do Gilberto, texto completo no site do Pioneiro (Cotidiano do dia 03/12/2010)
SALVEM A FEIRA ECOLÓGICA
A Feira Ecológica está minguando. Dos 33 produtores que vendiam produtos livres de venenos há uma década, restam apenas 10 expositores. Essa impressionante redução no tamanho da feira é lamentável e inconcebível, pois mostra que Caxias anda na contramão também nesse quesito. Os agricultores rurais alegam que falta incentivo, estrutura, apoio e investimentos para produzir organicamente.
É um mau sinal.

É mais um sinal do quanto as autoridades de Caxias vão contra todas as tendências.
Para piorar, a Feira Ecológica sobrevive graças aos produtores que vêm de Montenegro, Ipê, Bom Princípio e Antônio Prado. Não é proibido que os feirantes venham lá de longe, absolutamente, mas cadê os produtores rurais de Caxias?
Significa, então, que Caxias não apoia como deveria a produção orgânica?

Se não apoia, porque não apoia?, se é evidente que os adeptos de alimentos orgânicos se multiplicam igual alfaces na primavera e que a agricultura orgânica é economicamente viável?

Muitos pontos de interrogação.



http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3129743,1223,16019,impressa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário