" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ainda há esperança

Olha que bacana, não é verdade que atualmente só vemos desgraças nos jornais e noticiários.
Segunda-feira, dia 20 de dezembro, li no jornal Pioneiro um lindo exemplo, a ser seguido, de alunos do ensino fundamental.
Os alunos da esola municipal Marianinha Queiroz, de Caxias do Sul, aprenderam bem a lição quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Em equipe, eles construiram um casa sustentável para mostrar que é possível viver com conforto sem agredir a natureza.

Habitação responsável

Caraterísticas da moradia feita pelos alunos:
  • A cobertura é feita com o chamado "telhado verde", com grama e plantas. O objetivo é diminuir a absorção do calor, mantendo, assim,a estabilidade da temperatura na parte interna.
  • O telhado possui ainda isolamento termoacústico com a instalação de placas de isopor entre o forro e as telhas, de fibra de cimento. Diminui-se, assim, o barulho da chuva, e evita-se o superaquecimento em dias de calor. Gasta-se menos com ar condicionado e aquecedores- explica o professor Milton Bossle.
  • As calhas, em canos de PVC, fazem a coleta da água da chuva, que pode ser usada na lavagem de calçadas e banheiros e para regar plantas.
  • O aquecimento da água de chuveiros e torneiras é feito por meio de energia solar. Os estudantes aprenderam a construir um dispositivo com canos e PVC e garrafas PET.
Estamos enfrentando peocupantes problemas ambientais e precisamos encontrar soluções. Pode ser muito eficiente se apenas cada um de nós fizermos nossa parte, sem ficar pensando  que existem pessoas que não irão fazer a delas, façamos a nossa.
Inicitivas como essas feitas com jovens é que fazem a difença.
Mostrar essas possibilidades é como plantar uma semente e ela dará frutos com certeza.

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."
Provérbio chinês


Segue abaixo link da matéria completa do Jornal Pioneiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário