" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

sexta-feira, 29 de julho de 2011

De volta pra casa

Com certeza voltamos de Fraiburgo com uma bagagem muito maior de quando fomos.
Aos poucos irei relatando o evento. Ainda estou desfazendo as malas. Organizando as idéias.
Abaixo um pouco da história da cidade.
No coração do estado de Santa Catarina a 400 km de sua capital, em meio a uma exuberante paisagem, está localizado o município de Fraiburgo, lugar onde é possível encontrar árvores centenárias, animais exóticos, e um belíssimo lago onde as imponentes araucárias se fazem presentes. Nesta maravilhosa cidade, a maçã e seus derivados são o carro chefe de sua economia, como também na gastronomia, notante nos saborosos pratos a base desta fruta, que dão um gostinho especial a esse pacato lugar. É comum a prática do eco turismo, com suas trilhas ecológicas, além dos esportes radicais. A bela cidade ainda preserva a história e os costumes de diferentes etnias – o que é visível na arquitetura, infra-estrutura de hotéis, museus e centros culturais. O turista que visita Fraiburgo tem a oportunidade de ver nos meses de setembro a outubro a florada da maça, quando as macieiras florescem e a natureza nos dá um espetáculo à parte. Vale a pena conhecer a inesquecível Terra da Maçã.
Historicamente Fraiburgo teve seu auge no setor primário, até a década de 50/60, a indústria extrativa de madeira, pioneira e geradora do município, ainda é a propulsora da economia, mas foi a fruticultura da maçã que tornou-se reconhecida nacional e internacionalmente.
Com o crescimento da Econômica local, com o incremento da Fruticultura, especialmente a Maçã, nasce uma nova imagem estética de Fraiburgo, inicialmente citada com a Capital Brasileira da Maçã, e posteriormente, a comunidade local, empenhada em valorizar nossos produtos, resolveu usar como Slogan: “Fraiburgo, a Terra da Maçã”.
  • Data de fundação - 29 de dezembro de 1961 (Comemorado no dia 31 de dezembro)

  • Data festiva - Março (EXPOFRAI – Exposição de Agropecuária, Indústria e Comércio / Festa da Maçã)
  • Principais atividades econômicas - O cultivo de maçãs corresponde a 51% da produção Catarinense e 26% da produção Nacional. Por esta razão é conhecida como “Fraiburgo Terra da Maçã”. O setor agrícola e agropecuário do Município somam 47%, destacando-se além da fruticultura, o cultivo de: grãos, suinocultura, avicultura e bovinocultura. Outro ponto forte da economia municipal é a produção de Papel e Celulose, matéria-prima proveniente do reflorestamento, além do setor moveleiro, que utiliza tecnologias de última geração provenientes de países europeus, onde o controle, associado a avançados processos de gestão industrial, garante a produtividade e precisão, além de designs arrojados e a preocupação com a preservação ambiental. As tecnologias da indústria de máquinas agrícolas e metal mecânico são também grandes destaques para a economia da cidade, além disso, este setor vem ganhando espaço no mercado nacional, além de contribuir para o desenvolvimento industrial do município. O comércio local representa 17% da economia.
  • População - 40.250 habitantes.
  • Colonização - Alemã e italiana.
  • Principais etnias - Alemã, italiana e cabocla.
  • Localização - Fraiburgo localiza-se na região do meio oeste Catarinense. Está situado no Planalto Central de Santa Catarina. Fica a 400 km da capital do estado e 300 km de Curitiba.

  • Área - 546 km2.
  • Clima - Fraiburgo, por sua altitude, apresenta baixas temperaturas durante a maior parte do ano. No inverno, as temperaturas vão até -10°C. No verão marcam até 36°C.
  • Altitude - 1.048m acima do nível do mar.
  • Cidades próximas - Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Caçador, Treze Tílias, Curitibanos, Joaçaba, Campos Novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário