" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

segunda-feira, 7 de março de 2011

Refletir

Dia desses na universidade meu professor de Sociologia Rural pediu para a gente ler dois capítulos de um livro, Sociologia Crítica: Alternativas de mudança, de Pedrinho Guareschi.
Pois bem, a primeira coisa que pensei foi, espero que tenha poucas páginas porque se o assunto for chato acaba logo.
Para minha surpresa, adorei o livro, o assunto e principalmente a maneira como o autor apresenta cada tópico.
Dos dois capítulos que eu tinha que ler, já estou no capitulo VII e com certeza lerei o livro todo.
Alguns parágrafos do segundo capitulo me chamaram atenção especialmente e queria dividir com quem ler este blog...
“Você já pensou por que você acha que é o que é? Por que se define como, sendo estudante, brincalhão, rapaz, bom jogador de futebol? Quem ensinou para você as palavras, quem deu as definições das palavras “estudante”, “brincalhão” etc.? Aí você começa a ver que nós somos, em grande parte, o que os outros dizem, ou acham que somos. E na medida em que nós vamos incorporando e aceitando o que os outros pensam e acham a nosso respeito, nós vamos formando nossa identidade.
É claro que não é só isso que forma nossa identidade. Nós podemos também refletir, tomar consciência do processo de como a gente é o que é, e tentar mudar. Mas em grande parte nós ficamos condicionados à influencia dos outros, inclusive pelo fato de termos de aceitar a própria linguagem e as definições das coisas que os outros nos deram.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário