Um pouquinho do que aprendi nas primeiras aulas de Mecanização Agrícola.
Dividem-se em motores de ciclo Otto e motores de ciclo Diesel.
Ciclo Otto caracteriza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha, também popularmente chamados de motores a explosão.
Motores baseados neste ciclo equipam a maioria dos automóveis de passeio atualmente(gasolina, flex).
Partes constituintes dos motores de combustão interna:
1. Cilindro
2. Bloco
3. Cabeçote
4. Carter
5. Pistão
6. Anéis
7. Biela
8. Árvore de manivelas
9. Volante
10. Válvulas
11. Árvore de comando de valvulas
12. Órgãos complementares
PMS(Ponto morto superior): posição do êmbolo(pistão) mais proxima a parte superior do bloco(posição máxima).
PMI(ponto morto inferior): posição do êmbolo(pistão) mais proxima a árvore de manivelas.
Câmara de compressão: volume que fica no cilindro depois que o êmbolo(pistão) atinge seu ponto máximo(PMS), também chamada de câmara de combustão.
Curso: espaço linear percorrido pelo êmbolo do PMI ao PMS e vice-versa.
Tempo: corresponde a um curso do êmbolo ou meia volta da árvore de manivelas (180 graus).
Ciclo Otto de quatro tempos
1. ADMISSÃO: com válvula de admissão aberta e a de escape fechada, a mistura de vapor de gasolina e ar entra no cilindro.
2. COMPRESSÃO: com ambas as válvulas fechadas, a mistura é comprimida através do movimento de ascendente do pistão.
3. COMBUSTÃO: a mistura é detonada através da ação de uma centelha(faísca) produzida pela vela, produzindo uma expansão dos gases que então empurram o pistão para baixo produzindo trabalho útil.
4. ESCAPE: com a válvula de admissão fechada e a de escape aberta, ocorre a exaustão dos gases resultantes da explosão.
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