" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que é mesmo???

Estava lendo calmamente o livro ‘Conversa na Catedral’ de Mario Vargas Llosa quando me deparei com uma palavra desconhecida, pensei cadê meu amigo dicionário?
Como não tinha nenhum por perto o tio Google me ajudou.
O que é mesmo epônimo?
Da Wikipédia epônimo (português brasileiro) ou epónimo (português europeu) é uma personalidade histórica ou lendária que dá, ou empresta o seu nome a alguma coisa, um lugar, época, tribo, dinastia, etc. Como herói epónimo designa-se o fundador, real ou mítico, de uma cidade, família, dinastia, etc.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%B3nimo

Pesquisando mais um pouco...

A história do epônimos

As palavras epõnimas fazem parte do cotidiano mas permanecem com as origens desconhecidas para muita gente.
O termo “daltônico” por exemplo, vejam que história interessante:
Os daltônicos são indivíduos portadores do daltonismo, uma doença que impede o reconhecimento de uma cor específica ou de várias tonalidades. O nome foi inspirado no químico britânico John Dalton (1766-1844, foto) que descobriu esse tipo de deficiência na visão. Ele mesmo tinha o problema e percebeu isso quando foi comprar meias de presente para sua mãe. Nessa ocasião pensou que havia adquirido meias azuis que, na verdade, eram vermelhas.

http://www.walkshow.com.br/materia.asp?c=444

Quer saber se você é daltônico?
Faça o teste da imagem, o que você vê?


 



Existem inúmeras classes de epônimos. Vocábulos como darwinismo, freudiano, shakespeareano derivam do nome de autores famosos. Há também os de natureza científica, pois centenas de pesquisadores deixaram sua marca no vocabulário médico (mal de Parkinson, síndrome de Down) e o mesmo ocorre nas classificações da Botânica e da Zoologia, nas quais essa quantidade chega a milhares.

O epônimo é uma forma literária de homenagear os feitos de pessoas em carne e osso que ficaram, assim, imortalizadas por meio das palavras.

Pois é, ler nos proporciona dessas coisas. Descobrir significados que nem sequer imaginávamos que existissem. Faça o teste, leia muito, leia até cansar e descubram o significado das palavras estranhas. Se quiser comente essa postagem, diga se é Daltônico ou compartilhe suas palavras desconhecidas.

FICA A DICA ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário