" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Sino do Campanário 2ª edição

Fui apresentada ao O Sino do Campanário, do escritor Caxiense Uili Bergamin, em 2009 por uma amiga que estava estudando os contos no colégio dela.
Fazia poucas horas que ela havia comprado o livro e estava muito curiosa e me atiçou a curiosidade também, principalmente depois que ela deixou o livro em minhas mãos e eu pude folhá-lo rapidamente e então ler a nota do autor.
Simplesmente fiquei maravilhada com aquelas palavras. Palavras de uma inteligência e capacidade para ir lá ao fundo das percepções humanas, que minha reação foi olhar para minha amiga e dizer ‘Nossa isso é incrível!’ eu fiquei sem palavras, tudo se resumiu em INCRÍVEL!
Eis a capa e o trecho que me deixaram sem palavras.



Diz uma velha lenda que a Virgem Maria foi engravidada pelo ouvido. Ah! Que linda metáfora para sugerir as relações eróticas entre a carne e a escrita. Mas não é precisamente nisso que consiste a arte de escrever, em produzir palavras que engravidam? A palavra é masculina: a fala se projeta como falus, eleva-se e penetra, a fim de dar prazer e engravidar. O ouvir é feminino. O ouvido é um vazio, concha, um convite à palavra que lhe trará prazer e vida.
E esta arte é construída a partir de um fragmento sumamente perigoso: o Verbo. Sim, quem não ouviu dizer que no princípio era o Verbo? O verbo, então, se fez carne: o corpo é a escrita encarnada.

Depois disso só lendo os contos para entender a magnitude desse autor. O que começa bom vai se tornando maravilhoso. É uma surpresa a cada badalada do Sino, e com certeza ele ficará soando em seus pensamentos, ele nos faz sentir os personagens e sentimos cada emoção vivida por cada um deles.
Isso tudo na segunda edição deste livro, não tive a oportunidade de conhecer a primeira mas em breve terei em mãos a terceira, que saiu semana passada e pelo que vi está linda e com novidades. Segundo o autor: "...um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos na Serra Gaúcha: O Sino do Campanário. Primeiro livro de contos da região a receber tantas edições. Único livro financiado pelo Fundoprocultura a esgotar tantas tiragens."


Nenhum comentário:

Postar um comentário